Uma das maiores dificuldades de pessoas que saem de manhã para trabalhar e não tem hora para voltar, é manter uma alimentação saudável durante o dia.
Um lanchinho aqui e outro ali, quando nos damos conta não tivemos tempo de comer uma salada ou fruta durante todo o dia.
Por isso é importante sempre ter uma barrinha de cereais ou uma fruta de reserva para aqueles momentos de fome.
Mas, além disso, os horários de almoço nem sempre são flexíveis o suficiente para nos alimentarmos como deveríamos e, por conta da correria, sentimos aquela grande vontade de comer alguma porcaria na rua para aliviar o estresse.
Porém, o problema é que, até mesmo em restaurantes de comida caseira, encontramos opções que não nos fazem tão bem.
Para que você não saia da linha, em restaurantes a quilo, a lá carte ou prato feito, é importante seguir sempre a mesma regra, que é a de dar preferência para pratos que incluam saladas, fibras e proteínas.
Na maior parte dos restaurantes, logo no início da refeição já encontramos um dos principais inimigos da alimentação saudável, que são os couverts.
Pãezinhos, frios e alimentos em conserva são opções calóricas e que não contém nutrientes bons para o nosso organismo, então ao invés de dar preferência para cubinhos de presunto ou salame, prefira uma salada para saciar a fome do início da refeição.
Em restaurantes a quilo, se for possível, inicie seu prato montando a salada separada das comidas quentes, assim, a ingestão de vitaminas, minerais e fibras será maior.
Na hora de ir para as comidas quentes, dê preferência para versão integral, pois são mais ricos em fibras.
É importante lembrar que a ingestão das fibras, quando aliada à alguma leguminosa, é ainda mais rica em vitaminas, pois leguminosas como o feijão, soja, lentilha e grão de bico possuem grandes quantidades de proteínas de origem vegetal.
Além das proteínas vegetais, fontes de proteína animal como peixes, aves e carnes devem ser grelhadas, assadas, ensopadas ou cozidas, evitando ao máximo suas versões fritas.
Legumes e verduras refogados também são, além de deliciosos, ótimas opções para equilibrar os sabores e cores no seu prato.
E na hora da sobremesa a regra de evitar os industrializados e com quantidades de gordura permanece!
Doces com grandes quantidades de açúcar, além de fazer um grande mal para o nosso organismo, também são os vilões da produtividade.
Isso acontece porque a reação do corpo em relação ao açúcar é diferente da reação com a proteína.
Ao ingerirmos proteínas, nosso corpo estimula as células que nos oferece energia, já o açúcar inibe essas células, deixando o corpo cansado e um pouco lento.
Dê preferência para sobremesas que contenham proteínas, com quantidades menores de açúcares ou, se possível, frutas.