Uma das bebidas mais amadas é o café, ao menos de acordo com a Associação Brasileira de Café e Baristas (ACBB), somos o primeiro na produção do grão no mundo. O cheiro encanta, o gosto então, incomparável!
Tanto que existem marcas investindo cada vez mais nas versões sofisticadas/ gourmet, o que faz com que o segmento só aumente - e as exportações também! A safra de 2018/ 2019 atingiu 41,1 milhões de sacas de 60 quilos entre julho do ano passado e junho de 2019, o que fez com que o número aumentasse 35% comparado com a safra anterior, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé).
Mas é verdade mesmo que café faz mal?
Calma, antes de falarmos nisso, vamos falar algo que mais importa, a sua saúde, certo? :)
A ideia principal aqui é informar e antes de mais nada, lembrar sempre que saúde é algo que merece total atenção, assim sendo, busque uma opinião especializada de um médico de sua confiança, pois somente ele será capaz de informar com total assertividade o que é bom ou não para você, combinado?
Agora sim, vamos lá!
Pontuamos aqui alguns malefícios do café, que em excesso, pode fazer mal para a sua saúde.
Lembrando que isso vale para o contexto da generalização e que você deve buscar a ajuda de um especialista/ um médico sempre! Sua saúde é única! Você é único! Por isso busque por um atendimento único!
5 malefícios do café
- Você sabia? A cafeína presente no café, é um poderoso estimulante e pode interferir diretamente no sono e causar insônia;
- Grávidas são desaconselhadas a tomar café, devido ao aumento do risco de aborto e/ ou mal formação congênita;
- O excesso pode causar um efeito diurético e perda de minerais e vitaminas;
- Irritação de pele e doenças dermatológicas também estão relacionadas ao excesso do consumo de café;
- Aumento da secreção do ácido clorídrico (azia), que pode provocar gastrite e úlcera.
5 benefícios do café
- Duas a quatro xícaras de café ao dia é considerado consumo moderado e faz bem para a prevenção de doenças como cirrose hepática, Alzheimer, diabetes, depressão
e outras;
- Previne o consumo de drogas e álcool;
- Melhora a concentração/ atenção;
- Combate os radicais livres;
- Aumenta a dopamina do corpo.
A dica que damos e voltamos a repetir é: saboreie o café sem excesso, claro, além de sempre buscar o conselho de um especialista, caso você tenha qualquer tipo de restrição alimentar.
O café conta com estudos da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos (NHANES), ao qual diversas análises demonstraram que existem efeitos positivos no
tratamento e na prevenção de diversas doenças, como o Alzheimer e o Parkinson, por isso, seu consumo regular/ moderado pode sim trazer diversos benefícios para a sua saúde.
Aqui no Terraço Paulista damos valor aos melhores momentos e valorizamos as relações com sabor e acima de tudo sentimento. Um café, um almoço, um jantar especial, conte sempre com o Terraço Paulista!
Você tem alimentado as relações ao seu redor da melhor forma? O que tem feito para tornar os momentos saborosos, especiais?
Por: Terraço Paulista
Fotos/ Créditos: Envato
O material poderá ser reproduzido, desde que citado a fonte.